quarta-feira, 28 de março de 2012

Nossas matérias


Definição de violência contra as mulheres

Um grupo de especialistas internacionais ligados ao WHO - World Health Organization (Organização Mundial de Saúde) em fevereiro de 1996, concordaram que a definição adotada pela United Nations General Assembly provê uma estrutura usual para as atividades da Organização.
A Declaration on the Elimination of Violence against Women, 1993 (Declaração sobre a Eliminação da Violência contra a Mulher) define a violência contra a mulher como "qualquer ato de violência com base no gênero, sexo, que resulta em, ou que é provável resultar em dano físico, sexual, mental ou sofrimento para a mulher, incluindo as ameaças de tais atos, coerção ou privação arbitrária de liberdade, ocorrida em público ou na vida particular".

O crescimento da preocupação com a saúde pública.

Em cada país onde estudos confiáveis em larga escala têm sido conduzidos, resultados indicam que entre 10% e 50% das mulheres relatam terem sofrido abusos físicos por um parceiro íntimo alguma vez em suas vidas.
Estudos da população relatam que entre 12 e 25% das mulheres sofreu ataques ou foi violentada sexualmente por seus parceiros ou ex-parceiros em alguma ocasião em suas vidas.
Violência interpessoal foi à décima causa de morte de mulheres entre 15-44 anos de idade em 1998.
Prostituição forçada, tráfico sexual ou turismo sexual parece estar crescendo. Existem dados e pesquisas estatísticas sobre o tráfico de mulheres e crianças estimados em 500.000 mulheres no interior da União Européia em 1995.
A maioria dos estudos sobre a violência contra a mulher indica que:
· Os crimes de violência contra a mulher são quase exclusivamente cometidos por homens;
· O maior risco para as mulheres parte de homens que elas conhecem;
· Mulheres e crianças são mais frequentemente vítimas de violência dentro da própria família e entre seus parceiros íntimos.
· Instituições sociais se dispõem a proteger cidadãos frequentemente culpados ou ignoram mulheres atacadas.


Equipe de Odontologia ITB Professor Hércules Alves de Oliveira
Dra. Fabiana Ferreira Nardi (CRO: 76774)
Dra. Paola Batista Artioli (CRO-SP: 76588)
ASB: Daysi Janette Marin (CRO: 16204)

Nenhum comentário: