terça-feira, 13 de março de 2012

Nossas matérias

Gravidez na adolescência

Você sabia que no Brasil, a maioria dos partos prematuros, recém- nascidos de baixo peso e pequeno para idade gestacional ocorrem em gestantes adolescentes?
A gravidez precoce apresenta riscos tanto para a adolescente como para o bebê. No mundo, pelo menos 60 mil adolescentes morrem em decorrência de complicações na gravidez e no parto todos os anos.
Uma gravidez indesejada poderá ser um momento difícil para a adolescente enfrentar, pois nesse período ocorrem muitas transformações, tanto em seu corpo como em seus hormônios, o que pode gerar dúvidas e sentimentos de fragilidade, insegurança e ansiedade, podendo marcar e alterar toda a sua vida.
A gestação na adolescência pode acarretar um possível risco ao bebê e complicações de saúde materna também, como por exemplo, o trabalho de parto prematuro. Embora grande parte dos recém-nascidos prematuros e de baixo peso não desenvolva alterações neurológicas graves, estão mais propensos a apresentarem alterações e/ou desvios no desenvolvimento motor, linguístico e cognitivo e pode apresentar no futuro, distúrbios de aprendizagem, déficits de atenção, problemas de comportamento, déficits na coordenação motora, percepção viso-espacial e dificuldades de linguagem.
O desenvolvimento das crianças nascidas prematuras depende da complexa interação de fatores biológicos e ambientais que atuam no cérebro imaturo. O atraso na aquisição da linguagem é uma das desordens descritas na literatura. O distúrbio motor, quando presente interfere na maturidade global da criança, como, por exemplo, a qualidade de explorar um ambiente e da socialização.
O importante acima de tudo é valorizar os cuidados que temos para nos prevenir, pois além de uma gravidez indesejada e suas conseqüências para a gestante, o bebê e os familiares, ainda há a AIDS e todas as doenças existentes.

Referências Bibliográficas:

Equipe de Fonoaudiologia da EEFMT Dagmar Ribas Trindade
Fga. Daniela Ignácio Pacheco CRFa. 15.845
Fga. Natalia Moribe Hataiama CRFa. 17.016

Nenhum comentário: