quinta-feira, 29 de março de 2012

Nossas matérias


Dia Internacional da Mulher - 08 de Março

O Dia Internacional da Mulher foi proposto por Clara Zetkin em 1910, no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas. Ele tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A fixação da data é o reconhecimento de um longo processo de lutas, organização e conscientização das mulheres e de toda a sociedade, na maior parte do mundo e simboliza a busca de igualdade social entre homens e mulheres.
Ao longo dos anos, muitas têm sido as vitórias das mulheres. Conquistaram direitos como o de frequentar escolas, votar, se candidatar a cargos políticos, praticar esportes, entre outros. Entretanto, ainda hoje apesar da participação crescente das mulheres no campo da educação e do trabalho podem ser vistas desigualdades sociais pautadas nas diferenças de gênero.
As classes sociais populares são as que mais sofrem as consequências de faltas de Políticas Públicas em prol das mulheres, estando sujeitas com frequência a problemas de gravidez precoce, DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e a violência doméstica. Fica claro a necessidade de Políticas e Programas Sociais Públicos que conscientizem a população sobre estas problemáticas além da discussão de questões de saúde entre profissionais da Saúde, Escolas e Hospitais visando o controle e prevenção dos principais problemas de saúde enfrentados pelas mulheres.
Esperamos que ao longo dos anos, os caminhos sejam abertos para que a mulher se liberte da exclusividade das tarefas domésticas e da carga da maternidade e que tenha o homem, como seu verdadeiro parceiro na execução de suas árduas tarefas.


Equipe de Odontologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Cinthya Lobo Pradella (CRO: 95863)
Denise Michelazzo Órfão (CRO: 50322)
Elaine Ribeiro (CRO: 15758)

Nenhum comentário: