quinta-feira, 17 de maio de 2012

Nossas matérias


CONHECENDO O CIGARRO, O VÍCIO E A ATIVIDADE FÍSICA -
Relações que não combinam.

O cigarro é uma pequena porção de tabaco seco e picado podendo ser enrolado em papel muito fino ou em palha de milho, em outros países, o cigarro é conhecido e comercializado com o nome de cigarette e charuto.
A palavra vício vem do latim de nome "vitium", que significa dependência física em relação a hábitos danosos à saúde, como o de embriagar-se, de fumar ou de drogar-se com entorpecente.
Segundo estudos sobre a relação entre o cigarro e seus dependentes, não é indicado fumar uma hora antes e uma hora depois de uma atividade física de média/alta intensidade, pois após fumar, o corpo assimila milhares de elementos nocivos à saúde, pelo fato dos elementos serem absorvidos com mais rapidez. Quando uma pessoa realiza um exercício físico, seja antes ou após o fumo, ela acaba aumentando sua capacidade respiratória e circulação sanguínea, consequentemente a nicotina é transportada pelo sangue com mais intensidade, alterando com mais rapidez o funcionamento normal do sistema digestivo, endócrino, cardiovascular e do cérebro.
Sendo assim, vendo que essa relação não combina, faça uma atividade física, seja ela natação, musculação, corrida ou caminhada, o importante é fazer a atividade que o seu corpo necessita. Procure um profissional da área da saúde, faça um exame médico completo e troque de vez o mal do vício do cigarro pela qualidade de vida.  A sua saúde agradece.
OBS: Se você é fumante ou conhece alguém que fuma e queira largar o vício, o SUS tem um programa do governo que oferece o tratamento gratuito. Informe-se no posto de saúde mais próximo de sua residência.

Equipe de Guarda-Vidas da EEFMT Profª Maria Theodora Pedreira de Freitas
David Oliveira Silva
CREF: 082796-G

Nenhum comentário: