terça-feira, 22 de maio de 2012

Nossas matérias


                                                Dia Mundial sem Tabaco

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina e, por isso, está inserida na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) da Organização Mundial da Saúde.
Também é considerado o mais importante fator de risco isolado para cerca de 50 doenças, muitas delas graves e fatais como o câncer, as cardiovasculares, o enfisema, entre outras.
É um problema que aflige também os não-fumantes, que, ao se exporem á fumaça de produtos de tabaco em recintos coletivos (tabagismo passivo), correm o risco de desenvolver câncer, infarto, infecções respiratórias, dentre outros agravos.
Por isso quando ocorrem em ambientes de trabalho, o tabagismo passivo é considerado um risco ocupacional.
O tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo. É o único produto que mata quando consumido como orientam seus fabricantes.

Informações importantes:
  • No Brasil 1/3 da população adulta fuma.
  • Mais comum das dependências.
  • 50% dos fumantes morrerão em função do cigarro.
  • 4.000.000 de mortes/ano.
  • Um litro de leite materno pode conter até 1mg de nicotina.
  • Causa 85% de cânceres de pulmão.
  • Causa 30% dos demais tipos de câncer (boca, laringe, esôfago, bexiga, colo de útero, mama).
O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.
Com todas essas informações podemos concluir que o fumante não está apenas se prejudicando, mas causando o risco de provocar nas pessoas que convivem com ele doenças graves que podem ser fatais.
Então que tal pensarmos mais na nossa saúde e das pessoas que estão a nossa volta e tentarmos enxergar todo o prejuízo e desperdício que pode trazer na vida de cada um o vício do tabaco.
O Dia Mundial sem Tabaco pretende gerar reflexões, sugerir as ações necessárias para um efetivo controle do tabagismo e espera que as pessoas se conscientizem do malefício do cigarro e optem sempre pela saúde.

Referências: 


Equipe de Odontologia do ITB Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi
América Cristiane Leal do Nascimento (CRO: 74265)

Nenhum comentário: