sexta-feira, 25 de maio de 2012

Nossas matérias


DIA MUNDIAL SEM TABACO – 19 DE MAIO

Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de cinco milhões de pessoas vão morrer de ataque cardíaco e das demais doenças relacionadas ao tabaco como: derrame, câncer e doenças pulmonares.
No cigarro estão presentes várias substâncias prejudiciais à saúde, entre elas:
Monóxido de carbono: não permite que a quantidade adequada de oxigênio alcance os tecidos e órgãos;
Nicotina: dificulta a circulação de sangue no organismo. É a substância responsável pela dependência química do cigarro;
Alcatrão: pode provocar o aparecimento de câncer.
Quais os perigos que a fumaça do cigarro representa para a saúde bucal?
O uso crônico de tabaco é considerado um fator de risco para uma série de doenças orais. O consumo de cigarros, charutos ou produtos de tabaco mascado pode causar prejuízos à saúde bucal.
Entre os principais danos à boca causados pelo fumo estão o câncer bucal, a doença periodontal e a halitose.
O fumo também causa manchas nos dentes, língua e mucosas, deixando a boca com manchas escuras denominadas melanose do fumante. As defesas do organismo ficam diminuídas, tanto sistêmicas quanto locais, prejudicando a cicatrização de feridas e a osteointegração de implantes dentários.
Halitose - Os produtos da combustão do tabaco são uma das principais causas de mau hálito. Outro agravante é a diminuição do fluxo salivar causada pelas substâncias presentes no tabaco, que diminuindo a “limpeza” fisiológica, aumenta a halitose do paciente.
Doenças periodontais - A principal causa de doença periodontal é o acúmulo de placa bacteriana nas superfícies dos dentes. Pesquisas afirmam que fumantes têm maior acúmulo de placa e que as bactérias nestas placas dos fumantes são mais agressivas, podendo causar formas mais graves de doença periodontal.
Câncer bucal - O Carcinoma espino-celular é o mais comum na boca. O carcinoma é uma neoplasia maligna caracterizada por ulceração de caráter multifatorial de evolução rápida, debilitante e potencialmente fatal.

Mude seus hábitos, faça exercícios físicos e principalmente repense sua real necessidade de continuar fumando!

Fontes:

Equipe de Odontologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Denise Michelazzo Órfão (CRO: 50322)

Nenhum comentário: