quarta-feira, 16 de maio de 2012

Nossas matérias


Quer melhorar sua saúde? Pare de fumar.

As doenças decorrentes do tabagismo são a principal causa evitável de morte do planeta. Segundo dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde, o cigarro causa mais mortes prematuras do que a soma das mortes causadas por AIDS, cocaína, heroína, álcool, incêndios, acidentes de automóveis e suicídios.
O alcatrão, um dos principais componentes do cigarro, é um dos mais potentes cancerígenos que o ser humano introduz voluntariamente no organismo. Além dele, um cigarro comum contém, aproximadamente, 4700 substâncias tóxicas, incluindo a nicotina, a amônia, o monóxido de carbono e diversos agrotóxicos.
Por causa dessas substâncias, o fumo é responsável por 30% das mortes por câncer; 90% das mortes por câncer no pulmão; 97% do câncer da laringe; 25% das mortes por doença do coração; 85% das mortes por bronquite e enfisema; 25% das mortes por derrame e por 50% dos casos de câncer de pele.
Mas, se o cigarro faz tanto mal, e se seus efeitos são conhecidos pela maioria dos fumantes, por que é tão difícil abandoná-lo? "Em primeiro lugar, porque a nicotina é uma das drogas mais poderosas que existem, chegando a viciar mais de 90% de seus usuários", explica o médico Luiz Álvaro Simões de Souza, especialista em Saúde Pública. Para se ter uma ideia do que isto significa a cocaína, que é uma droga poderosíssima, vicia cerca de 30% dos seus usuários. "Além disso, o cigarro é uma droga barata e de fácil acesso, e tem uma propaganda massiva e extremamente eficaz, do ponto de vista psicológico", completa ele.
Mas a boa notícia é que, mesmo sendo muito difícil largar o cigarro, força de vontade e tratamentos alternativos podem auxiliar o fumante nesta tarefa. Se você fuma, e deseja melhorar sua saúde, saiba que largar o cigarro é a principal atitude a ser tomada para prolongar sua vida.

Fonte:


Equipe de Enfermagem do ITB Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello
Rebeca Tamires Batista
Técnica em Enfermagem (COREN/SP 537663)

Nenhum comentário: