quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Nossas matérias


Cuidado nas férias de verão


O contato com a natureza e a inevitável exposição do corpo provocada pelas férias de final de ano pode dar aquele empurrão final para a prática de exercícios físicos. Mas o iniciante precisa ficar de olho em muito mais coisas que seus planos de emagrecer e ficar mais bonito, ainda que esses benefícios sejam confirmados pela pratica da corrida.
“Avaliação médica, um período de treinos supervisionados por profissional de educação física, condicionamento físico e um mínimo de conhecimento de como funcionam as provas de rua são necessários”, explica Fabiano Nave, médico formado pela UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos, endocrinologista com especialização em nutrologia esportiva. “Até mesmo quem se preocupa em trabalhar melhor o corpo e já é um praticante de atividades físicas precisa de certos cuidados”, completa o profissional, que preparou uma lista de dicas preciosas.

Tenha metas realísticas (não crie falsas expectativas)

Não é do dia pra noite que você vai conquistar um corpo de modelo. O processo de modificação corporal é relativamente lento e você vai melhorando sua massa muscular ao mesmo tempo que queima as gordurinhas. Por isso, não se guie pelos números da balança, mas pelos resultados.

Faça uma avaliação da sua composição corporal

Saber quanto você tem de massa muscular e gordura corporal é fundamental para avaliar qual o melhor tipo de exercício e dieta. Além disso, você conhecerá e controlará melhor os resultados conforme a atividade.

Matricule-se numa academia

Para buscar um corpo além da saúde, é preciso mais que boas caminhadas. Com a musculação, você irá estimular isoladamente cada grupo a aproximar-se da aparência desejada para seu corpo.

Não fique longos períodos sem se alimentar

Faça pequenas refeições balanceadas a cada três horas. Isso ajuda a manter o metabolismo funcionando e evita a chamada compulsão alimentar.

Evite carboidratos simples

Carboidratos são combustíveis para o organismo, mas devem ser consumidos com moderação (nem muito, nem pouco, pois o que não for utilizado será armazenado como gordura). Prefira os carboidratos de baixo índice glicêmico (integrais), que são absorvidos de forma mais lenta, não estimulam o pico de insulina pós-refeição e saciam por mais tempo.

Coma proteína em todas as refeições

A presença de aminoácidos no sangue é um forte estímulo para síntese protéica muscular, após uma refeição com proteínas, os níveis de aminoácidos no sangue permanecem adequados por até 3 horas (depois o corpo inicia o processo de catabolismo muscular). Ao consumir proteínas em todas as refeições, você estará protegendo seu corpo do catabolismo muscular, o que resultará num metabolismo mais acelerado e um corpo mais definido.

Coma as gorduras “do bem”

O consumo das gorduras do bem (insaturadas) é importante para o transporte de vitaminas no sangue, produção hormonal e sistema imunológico. Além disso, se consumidas com moderação ajudam na redução de gordura corporal. Neste grupo temos o azeite de oliva, castanhas, amêndoas, linhaça e óleo de coco.

Fique longe das “tentações”

Ter a dispensa cheia de guloseimas para testar sua força de vontade não é uma atitude inteligente. Num momento de pico de ansiedade você acaba devorando o que tiver pela frente. Não guarde guloseimas, ou mesmo faça compras com fome, para evitar interferências nas suas escolhas.

Beba muita água

O corpo precisa estar bem hidratado para que o correto processo metabólico. Além disso, o consumo de dois litros de água gelada por dia equivale a uma queima de 70 kcal por dia (energia para elevar a temperatura da água até próxima da corporal).

Siga essas dicas para sempre

Procure fazer dessas medidas sua rotina diária, não apenas algo passageiro para o verão, assim você terá resultados cada vez melhores e sem sofrimento.

Fonte: http://www.vaniaredini.com.br/treino/190-cuidado-nas-ferias-verao

Equipe de Enfermagem do ITB Prof. Antonio Arantes Filho
Herlon Cintra Rosa (COREN: 0344612)

Nenhum comentário: