sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Nossas matérias



FÉRIAS – CUIDADOS AO EMPINAR PIPA

As férias estão batendo na porta. E junto com elas, a tradicional brincadeira de empinar papagaio. Para alguns, o melhor da brincadeira mesmo é cortar a pipa do outro. É aí que começa o perigo. Pra isso, a linha é encerada com uma mistura de vidro pilado e cola; uma verdadeira arma. A utilização do cerol em linha de pipa é crime, proibido por lei. Embora a atividade encante os pequenos, é preciso alguns cuidados para a diversão não se tornar risco.
Sem orientação e lugar adequado, soltar pipa pode se transformar em perigo para a segurança das crianças e transtornos para a população.
Além das perigosas descargas elétricas, quando enroscadas em postes, transformadores e cabos elétricos, as pipas provocam curtos-circuitos e acionamento de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede elétrica, tendo como consequêcia a interrupção do fornecimento de eletricidade e até a queima de eletrodomésticos na vizinhança.
Outro fator perigoso é a linha com cerol (mistura de vidro, cola e outros ingredientes). Em contato com os cabos de energia, pode provocar curto-circuito e descarga elétrica. A linha também pode romper o fio elétrico e, dessa forma, provocar o corte de energia elétrica, além da grande possibilidade de o fio atingir alguma pessoa, gerando um acidente de conseqüências trágicas.
Muitas vezes a criança não tem noção do que pode ocorrer, por isso converse com seu filho sobre essas orientações:
  • Soltar pipa apenas em locais afastados da rede elétrica, em campos abertos ou parques;
    Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;
  • Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-las. Nunca use varas nem suba no poste para tirar uma pipa, o choque nestes casos é fatal;
  • Se a pipa cair em uma árvore que esteja tocando a rede elétrica, é perigoso tentar retirar, pois o movimento dos galhos pode provocar curto-circuito e choques;
  • Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios de alta e baixa tensão. Vale lembrar que, o uso de cerol é proibido e constitui um grande risco para as pessoas. Ele pode provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas;
  • Linhas metalizadas conduzem energia e aumentam o perigo de choques;
  • Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço;
  • Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte;
  • Prefira pipas que não precisem de rabiola;
  • Não suba em telhados, lajes, postes ou torres para recuperar pipas;
  • Caso presencie um acidente desse tipo, para separar a vítima do condutor de energia use objetos de borracha ou madeira, evitando os de metal ou que estejam molhados.
  • Lembre-se, o simples ato de tentar puxar uma pipa presa aos fios da rede elétrica pode provocar uma violenta descarga elétrica, capaz de levar à morte.
 Referências: http://vilamulher.terra.com.br/empinar-pipas-atencao-aos-riscos-8-1-55-149.html

Equipe de Guarda-Vidas da EEFMT Profª Maria Theodora Pedreira de Freitas
David Oliveira Silva
CREF: 082796-G

Nenhum comentário: