quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Nossas matérias


Férias

As férias de fim de ano são aguardadas com muita ansiedade. Seja para viajar ou simplesmente descansar alguns cuidados devem ser tomados. Não podemos deixar de lado cuidados essenciais com a saúde e a alimentação. Manter a dieta, escolher bem os seus alimentos e dormir bem devem aparecer entre as suas prioridades. Apesar de sairmos da rotina não dá para passar as férias inteiras nos exageros. O corpo pode sofrer com essas alterações bruscas de rotina e dar trabalho para retomar o ritmo normal ou, pior ainda, sofrer com a baixa imunidade.
Se for viajar é preciso saber duas coisas básicas: a primeira é ter consciência de quanto você pode gastar. Isso é primordial para evitar que dívidas sejam contraídas nas finanças mensais da família sem a mínima condição de quitá-las posteriormente. Segundo: as férias devem ser planejadas em comum acordo com a família. Isso proporciona mais prazer para todos os envolvidos.
Se o destino escolhido for uma praia, a atenção quanto aos cuidados com a pele é crucial. Voltar para casa com queimaduras, por conta do sol, está fora de cogitação. Por isso, procure levar protetor solar e hidratante, pois funcionam como auxiliar neste cuidado. Evite passar muitas horas dentro da água do mar, isso pode ressecar sua pele. Vale lembrar o cuidado com as comidas típicas de áreas de praia: comida muito “pesada” não combina com férias, pode causar mal estar e estragar o lazer de toda a família.
Mas se a ideia é ficar em casa este período exige cuidado em dobro dos familiares que possuem filhos pequenos. Os pais devem ficar atentos, pois 67% das crianças de zero a dez anos se acidentam dentro do domicílio. A ocorrência se torna ainda mais frequente nas férias porque as crianças têm mais tempo livre.
Embora exista o conforto do lar, uma casa pode esconder perigos. As crianças caem de mobílias, escadas, escorregam em piso molhado. Outro cuidado é com as janelas, que sempre devem estar com redes de proteção e com o ajuste na grade do berço, que se não estiver ajustada de acordo com a idade da criança a deixa vulnerável a quedas. Dentro de casa, a grande vilã é a cozinha. É um local que reúne vários riscos em potencial. A supervisão de um adulto ou responsável que responda pela segurança da criança é o primeiro cuidado para a prevenção de acidentes.
O segundo tipo mais comum de acidentes na infância são os chamados acidentes de transportes, que incluem tanto os atropelamentos quanto os relacionados ao uso de bicicletas. É muito importante que os pais tenham atenção com relação à bicicleta, pois ela é responsável por 53% dos acidentes de transportes. Ao praticar atividades como skate ou patins, é importante usar capacete, joelheira e outros equipamentos de segurança. Na bicicleta, uma dica é colocar as rodinhas de apoio quando as crianças ainda são pequenas e não têm equilíbrio. Brincadeiras como soltar pipa e jogar bola na rua também apresentam potencial para causar machucados.
Outro acidente frequente em crianças, sobretudo nas menores de dois anos, é a introdução de corpos estranhos no nariz e ouvido.
Com alguns cuidados e cautela podemos aproveitar melhor as nossas férias sem imprevistos curtindo esse agradável momento de descanso em família.

Bibliografia

Equipe de Odontologia do ITB Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi
América Cristiane Leal do Nascimento (CRO: 74265)
Cristiane Costa (CRO: 54125)
Marilda Aparecida Lopes (CRO: 15137)

Nenhum comentário: