sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Nossas matérias


Dica de viagem para as férias

PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

O PETAR é um dos parques mais antigos do Estado de São Paulo, conta com uma área de 35.712 ha, e visa resguardar e proteger o patrimônio natural da região do Alto Ribeira apresenta importante biodiversidade dos remanescentes da Mata Atlântica, sítios paleontológicos, arqueológico, históricos e abriga uma das províncias espeleológicas mais importantes do Brasil com mais de 300 cavernas. É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Núcleos do PETAR
  • Núcleo Santana – localiza-se no vale do rio Betari. Oferece diferentes roteiros de visitação tais como a caverna de Santana, a trilha do Betari e a trilha do Morro Preto;
  • Núcleo Caboclos – localiza-se na regiãocentral do Parque. Constitui-se ponto de partida para visitas em cavernas e cachoeiras;
  • Núcleo Ouro Grosso – situado próximo ao bairro da Serra, conta com um centro de Educação Ambiental;
  • Núcleo Casa de Pedra – dá acesso para uma das cavernas com um dos maiores pórticos do mundo – a Casa de Pedra. O núcleo conta com uma base de fiscalização e controle turístico, localizada no vale do rio Iporanga.
Todo passeio no PETAR deve ser feito sempre acompanhado por um monitor local credenciado e com equipamentos de segurança.

Como chegar ao PETAR
O PETAR situa-se na região do Alto Ribeira, sudoeste do Estado de São Paulo, há cerca de 320 km da capital, nos municípios de Iporanga (75%) e Apiaí (25%), podendo ser acessado pelas rodovias Castelo Branco ou Régis Bittencourt.


Equipe de Odontologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Denise Michelazzo Órfão (CRO: 50322)

Nenhum comentário: