quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Nossas matérias


CAMINHAR FAZ BEM 

Saibam quais são os sete maiores benefícios da caminhada para o coração, na opinião do Dr. Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde.
Não importa o lugar, o que vale é caminhar.

 1. Mais amigos
A caminhada é um excelente exercício onde se pode compor com outra pessoa uma atividade física, além de ser recomendada como forma de se atingir um condicionamento físico saudável. Na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação a outras atividades.

2. Auxilia no controle do colesterol
Caminhar é uma atividade que emagrece, proporciona condicionamento cardiovascular e fortalece membros inferiores, com isso reduz as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumenta o colesterol bom (HDL).

3. Auxilia no controle do diabetes
Esta atividade física é a mais indicada para o diabético. Orienta-se praticá-la de três a quatro vezes por semana por, pelo menos, meia hora. Exercícios reduzem os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Essas ações reduzem a necessidade de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada.

4. É bom para o coração
A caminhada regular e bem orientada diminui a frequência cardíaca de repouso (número de batimentos cardíacos durante um minuto em repouso completo), pressão arterial, risco de varizes, risco de arteriosclerose (endurecimento da artéria, resultando em estreitamento e eventual diminuição do fluxo sanguíneo). Aumenta as resistências aeróbica e anaeróbica (qualidade física que permite uma pessoa sustentar o maior tempo possível uma atividade física numa situação de débito de oxigênio).

 5. Auxilia na prevenção à osteoporose
Osteoporose é o enfraquecimento dos ossos que pode ocorrer à medida que se envelhece. Exercícios com suporte de peso (mesmo que seja o próprio corpo) são essenciais, pois tornam os ossos mais fortes.

6. Evita doenças
A caminhada ajuda a evitar muitas doenças, entre elas, o acidente vascular cerebral (AVC), obesidade, diabetes mellitus e depressão.

7. Caminhar emagrece
O excesso de peso pode aumentar o risco para doenças cardiovasculares na medida em que aumentam as chances de desenvolver hipertensão (pressão elevada), níveis elevados do "mau colesterol" e diabetes. A caminhada ajuda muito a conquistar o peso ideal para a manutenção da saúde.
 

Equipe de Enfermagem ITB Professor Hercules Alves de Oliveira
Alexandre Nascimento Conceição (Téc. em Enfermagem COREN/SP 630545)

Nenhum comentário: