segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Nossas matérias


Nutrição e Atividade Física


Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para quem busca saúde e qualidade de vida. A associação entre a prática regular e orientada de atividade física com uma alimentação balanceada permite a obtenção de melhores resultados.
Uma boa nutrição traz diversos benefícios ao organismo: redução e manutenção do peso, em função do aumento do gasto calórico, perda de gordura localizada, ganho de massa muscular, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorespiratória, diminuição do estresse, prevenção e melhora de doenças, como: diabetes mellitus, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, entre outras.
A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar.
Para atletas e indivíduos que praticam regularmente atividades físicas, além de uma alimentação adequada, podem ser utilizados suplementos que visam otimizar a performance e permitem que os objetivos sejam obtidos mais rapidamente

CARBOIDRATOS

A dieta de um praticante de atividade física, deve ser composta, em sua maior parte, por alimentos ricos em carboidratos, que são as principais fontes de energia da dieta, tais como: arroz, pão e macarrão integrais, quinua, granola, aveia, entre outros. A reposição de carboidratos é importante para uma boa performance, já que os estoques do organismo são limitados. O carboidrato deve ser consumido antes e após o término da atividade, e em alguns casos durante o exercício, pois contribui para que a recuperação muscular se torne mais rápida, preparando o músculo para atividades subseqüentes.

PROTEÍNAS

A proteína é de extrema importância já que é utilizada para a síntese protéica que ocorre no período pós-atividade física. Durante o exercício ocorrem lesões nas fibras musculares que precisam ser reparadas, fornecendo a quantidade necessária de proteínas pode-se acelerar o reparo muscular e favorecer o aumento de massa muscular. Os alimentos protéicos, como: leite, queijos brancos, iogurte, ovos, soja e quinua, devem ser consumidos após a atividade física.

LIPÍDIOS

A prática de atividade física tem como um de seus objetivos reduzir os depósitos de gordura corporal, portanto deve ser acompanhada de baixa ingestão de lipídios na dieta, para que os resultados sejam obtidos mais rapidamente. Alimentos ricos em gordura, não devem ser consumidos próximos ao período de atividade física.

LÍQUIDOS

A hidratação é importante para o bom desempenho físico. A ingestão de água antes, durante e após o exercício é fundamental para repor a perda hídrica que ocorre durante a atividade física.

Fonte: Thais Prata - Nutricionista da rede Mundo Verde.

EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas
Dra. Maria Lucia Bertolozzi (CRO: 36134)

Nenhum comentário: