segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Nossas Matérias

Poluição faz mal ao coração


Poluição dá um aperto no peito.
Ela não faz só mal para o pulmão, o coração também sofre um bocado. Proteja-se dessa ameaça.
Basta que os níveis de poluentes atmosféricos subam um pouco e ultrapassem ligeiramente o que seria o limite aceitável para que os hospitais fiquem cheios de pacientes com queixas de dor de cabeça, tontura e, pior ainda, dor no peito, são alguns dos sinais da pressão sangüínea nas alturas.
Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, mostraram a relação ao comparar os índices de poluição na capital paulista e a necessidade de atendimento médico a mais de 17 mil hipertensos. Notou-se que a procura por hospitais simplesmente triplica nos dias em que a qualidade do ar piora. Culpa, acredite do monóxido de carbono, dos dióxidos de enxofre e de nitrogênio liberados aos montes pelos automóveis.
Os gases que saem dos escapamentos, diluídos na correnteza do sangue, irritariam nossas artérias. Dentre outras coisas, faria o endotélio, o revestimento interno dos vasos, liberar altas doses de endotelina, um potente vasoconstritor. Aí a pressão vai lá no alto, explica o cardiologista Abraão José Cury, que chefiou o estudo. Não à toa, só em São Paulo o número de mortes por infarto e derrame cresce 15% nos dias mais esfumaçados.
Há quem apresente estatísticas até piores. Um trabalho publicado no periódico científico The New England Journal of Medicine mostra que o ar poluído das grandes cidades faz as chances de aparecer um problema cardiovascular aumentar mais de 25% e, detalhe, os pesquisadores avaliaram durante seis anos 66 mil moradores de metrópoles com índices de poluição, digamos, mais aceitáveis, dentro dos limites, por assim dizer, eliminando dos complicados cálculos estatísticos dias de estado de alerta. Segundo o mesmo trabalho, para quem já é cardíaco, aspirar o ar poluído eleva em 76% o risco de morte, ou seja, para eles, o ideal seria se mudar para um local com ar limpo.

  
Equipe de Enfermagem ITB Hércules Alves de Oliveira e
ITB Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello
Daniel Garacis de Oliveira
Coren: 2267155 TE 

Nenhum comentário: