quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nossas Matérias


SENTIR RAIVA AUMENTA RISCO DE INFARTO


Além da alimentação saudável e a prática de exercícios regulares, as emoções também afetam o coração, independente da idade.
As pessoas de personalidade explosiva ou agressiva podem estar correndo um risco maior de problemas nas coronárias, como infarto e isquemia. A constatação é resultado de uma análise de 44 estudos, divulgada no Journal of the American College of Cardiology. Ela aponta que pessoas que apresentam acessos de raiva e agressividade têm 19% mais chances de sofrer um evento cardiovascular, mesmo quando saudáveis.
Com base nos dados de cerca de 80 mil pacientes, o estudo mostra ainda que, no caso das pessoas com esse perfil e com doenças cardiovasculares, o perigo de um infarto ou isquemia aumenta em 24%. De acordo com os pesquisadores, a hostilidade estaria ligada também a maus hábitos. De maneira geral, segundo eles, as pessoas mais agressivas dormem mal, exercitam-se pouco, fumam mais e aderem menos aos tratamentos de saúde.
No caso da relação com a raiva, os especialistas dizem que nos momentos de agressividade o organismo libera adrenalina, hormônio que eleva a freqüência e a força dos batimentos cardíacos e causa contração das artérias, dificultando a passagem do sangue. A pressão arterial também aumenta, fazendo com que o coração necessite de mais oxigênio, contribuindo para um quadro perigoso para aquelas pessoas que já sofrem de algum comprometimento das artérias, mesmo que pequeno e não diagnosticado.
É nesse cenário que pode ocorrer um entupimento dos vasos, levando a um desequilíbrio na oxigenação do coração e contribuindo para a ocorrência de isquemias e infartos.


Equipe de Fonoaudiologia
ITB Professor Hércules Alves de Oliveira
ITB - Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi
Érika do Prado (CRFa: 16364)

Nenhum comentário: