quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Nossas Matérias

Chocolate faz bem para o coração?

O chocolate é um alimento muito apreciado por diversas pessoas de diferentes idades. Pesquisas recentes sugerem que o consumo de chocolate pode estar associado a uma redução de um terço no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.
Os compostos chamados flavonóides são supostamente bons para o sistema circulatório. O grau de participação das amêndoas do cacau na composição do chocolate é que determina o benefício de seu consumo, sendo que os melhores exemplos são o cacau em pó e o chocolate meio-amargo de boa procedência. Os níveis de flavonóides contidos no cacau são maiores do que em alimentos reconhecidos como fonte dessa substância – frutas, vegetais e alguns tipos de chá, no entanto, a maioria das pessoas come chocolate ao leite, que não possui uma grande concentração de flavonóides.
Mesmo com tais pesquisas é de senso comum que comer muito chocolate pode resultar no aumento do colesterol ruim, além do peso a mais na balança.
Portanto, o chocolate pode até fazer bem para o coração, talvez o mais difícil nessa história seja estabelecer o limite entre moderação e excesso.


Equipe de Fonoaudiologia ITB Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello
Anastácia Aparecida Cruz (CRFa: 16921)

Nenhum comentário: