quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Nossas Matérias


ANABOLIZANTES PODEM CAUSAR ATAQUE CARDÍACO


A busca pelo corpo perfeito é um dos principais desejos de todos, principalmente dos jovens, porém muitos sonham em músculos definidos, sem fazer qualquer esforço e é com esse pensamento que muitos optam pelo caminho mais fácil, apelando para os anabolizantes.
A empolgação em cultivar músculos, perceber as mudanças corporais a cada dia, em pouco tempo dão lugar aos prejuízos que vão desde a dependência psicológica até um ataque cardíaco fulminante.
Na opinião do cardiologista Paulo Celso Moreira, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), dentro de uma hierarquia saudável, não existe milagre.
“O ideal é a pessoa fazer musculação e ter uma dieta adequada. Para rendimento de crescimento muscular, proteínas e carboidratos associados à alimentação oferecem maior projeção ao treino, mas sempre sob orientação competente e sem exageros”, diz ele.
Além da hipertensão arterial, ocorre um aumento das gorduras LDL (colesterol ruim) e diminuição do HDL (colesterol bom) que chega cair até níveis de 14 mg% (o normal é acima de 40 mg%). Os diversos infartos do miocárdio em usuários de anabolizantes tem ocorrido devido a isso.
Outra alteração causada pelos anabolizantes é o crescimento exagerado e anormal do coração, esse é outro terrível efeito que ocorre em um curto período de tempo.
Se o desejo é adquirir músculos definidos, não podemos esquecer que para isso precisamos, acima de tudo, ter hábitos saudáveis. Seguir o caminho mais curto como no caso, fazer uso de anabolizantes, pode ser uma escolha fatal. Não vale a pena, não é?

Fonte: UOL

Equipe de Fonoaudiologia do ITB Professor Munir José e
ITB Professor Antonio Arantes Filho
Julyana Mendes Valário Assad (CRFa: 9062/T3R)

Nenhum comentário: