sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Nossas Matérias

Você conhece a Síndrome do Coração Partido?
A Síndrome de Tako-tsubo ou Síndrome do Coração Partido ainda é pouco conhecida, porém afeta cada vez mais as pessoas. A doença ocorre quase sempre em mulheres de meia idade, por serem mais sensíveis, após um trauma emocional como morte ou uma separação.
Mas segundo o cardiologista Celso Biagi, homens também estão suscetíveis ao mal. "Falamos de mulheres de meia idade, na menopausa, mas já tivemos caso de homem, de médico que teve a síndrome. É uma relação quase de 10 para 1. E em crianças a síndrome não ocorre", explica. A doença foi descoberta em 1990 por japoneses e dá a sensação de que a pessoa está tendo um infarto. "Não é uma dor grande, mas você vai entrevistando o paciente e vê que é uma pessoa que passou por uma tristeza e vem com essa dor que caracteriza até um infarto", explica.
Durante o cateterismo, o médico observa uma alteração no coração. As artérias estão limpas, mas o miocárdio (músculo do coração) está com um formato diferente. "A formação do coração no cateterismo, que normalmente tem formato de um pé de bailarina, na Síndrome do Coração Partido parece um vaso, usado no Japão como armadilha para polvos, chamado tako-tsubo. Por isso, Síndrome de Tako-tsubo ou do Coração Partido, porque está relacionado com histórias que marcaram", completa.

Reprodução: Folha da Região

Equipe de Psicopedagogia da EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade
Regina Célia S. Chicazawa – RG. 19.128.636-9     
Ana Maria C. Sartorato – RG. 11.159.933-7      

Nenhum comentário: