sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nossas Matérias



HARMONIA ENTRE A NATAÇÃO E O CORAÇÃO


Conclui-se, por meio de estudos, que a natação é uma das atividades físicas mais completas e indicadas entres as demais, pois é recomendada por médicos e educadores físicos para pessoas de todas as idades, pelo fato de seus benefícios serem atrelados aos principais músculos do corpo, proporcionando assim um melhor condicionamento ao praticante. 
Entre os diversos fatores positivos e benéficos à saúde, pode-se destacar que a natação diminui os riscos de incidência de doenças cardiovasculares, uma vez que a sua prática contribui para dilatação das paredes do miocárdio, tendo uma melhora na força do coração para bombear mais sangue para o corpo com menos esforço, possibilitando uma melhor circulação sanguínea, deixando as artérias mais flexíveis e diminuindo a freqüência cardíaca de repouso.  Além de zelar para a saúde do coração, a natação também contribui, significativamente, na melhora da capacidade respiratória, pois permite a elasticidade dos pulmões, facilitando uma melhor absorção de uma maior quantidade de oxigênio, aumentando a sua resistência, e consequentemente, prevenindo e ajudando as pessoas que sofrem de problemas respiratórios como: asma e bronquite.
Tomemos como exemplo, o benefício da prática da natação na manutenção do coração, como o depoimento na revista ISTO É GENTE do Ex-Nadador brasileiro Ricardo Prado, recordista Mundial na Prova dos 400 metros medley em 1982, o qual considerado o melhor nadador brasileiro na década de 80; descobriu já aposentado, que possuía problemas no coração – suas artérias estavam obstruídas.
Resultado, o ex-atleta teve de implantar três pontes de safena e duas mamárias, e os médicos ainda receitaram a Ricardo Prado, a volta da prática da natação em sua vida.
A natação salvou minha vida. Acho que nasci com um problema no coração e a natação o fez ficar adormecido (Ricardo Prado, 2003).

Equipe de Guarda-Vidas da EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas
David Oliveira Silva (Cref: 082796-G/SP)

Nenhum comentário: